Educação democrática

"O sistema de educação democrático é incomparavelmente mais difícil e oneroso que o tradicional, pois ele deve pagar pela ascensão da massa, e não pelo achatamento das elites. Ele constitui o preço de um novo protagonismo da sociedade, exercido antes por uma parte dela, e agora pela maioria. As elites dirigentes, porém, emperradas no passado, estão querendo pagar pela educação moderna o mesmo preço com que se obtinha a educação tradicional." (DTM, Um novo mundo, uma nova educação, p. 13)

  

"A apropriação social, cultural, cívica e econômica, nos termos já definidos no tópico referente ao estatuto democrático, não pode ser o fruto da violência das massas, nem da generosidade dos príncipes, mas da maturidade do corpo social haurido na educação. Só assim poderemos sair do círculo vicioso em que o despreparo da maioria dos membros da comunidade os desqualifica para a participação, e a ausência de participação consolida cada vez mais o estatuto da dependência, aquele que se opõe simetricamente ao da solidariedade." (DTM, Um novo mundo, uma nova educação, p. 14)